Numa recente conversa, os membros deste blog verificaram que ainda não tinha havido um post com música de Beethoven. Assim, resolvemos remediar esta falta. Calhou-me a mim a honra e o previlégio de ser o relator de tão interessante post, visto que eu sou um melománo de firmados crédito - não perco um único concerto que seja à borla -, só ouço a Antena 2 e o meu televisor está sempre sintonizado na RTP 2 - excepto na hora da novela.
Juntamente com Haydn e Mozart, Beethoven faz parte da chamada 1ªEscola de Viena, ligada ao período clássico. Posteriormente, viria a existir uma 2ªEscola de Viena, com Schönberg, A.Berg e Webern, associada ao serialismo e ao atonalismo.
Como é amplamente conhecido, Beethoven, para além de concertos para piano e orquestra, concertos para violino e orquestra, quartetos de cordas, sonatas para piano e uma ópera, compôs 9 sinfonias, das quais a nona é provavelmente a sua obra musical mais conhecida.
Esta sinfonia é composta por 4 andamentos, sendo o último constituído por diversos géneros musicais, desde o coral até à fuga, tendo por base o sobejamente conhecido tema normalmente denominado como O Hino da Alegria. Muitas vezes, apenas se presta atenção a este último andamento, esquecendo um pouco os outros que, tal como este 3º andamento, Adagio molto e cantabile - andante moderato, são também belíssimos.
1 comentário:
Ó Flores, este texto está cheio de impresisões, tu afinal nã vês um boi de música clássica!
E quem disse isso foi um ex+ert em música.
O Luís Pereira da Sagres.
Enviar um comentário