terça-feira, 1 de maio de 2007

Beethoven, pela primeira vez

Numa recente conversa, os membros deste blog verificaram que ainda não tinha havido um post com música de Beethoven. Assim, resolvemos remediar esta falta. Calhou-me a mim a honra e o previlégio de ser o relator de tão interessante post, visto que eu sou um melománo de firmados crédito - não perco um único concerto que seja à borla -, só ouço a Antena 2 e o meu televisor está sempre sintonizado na RTP 2 - excepto na hora da novela.
Juntamente com Haydn e Mozart, Beethoven faz parte da chamada 1ªEscola de Viena, ligada ao período clássico. Posteriormente, viria a existir uma 2ªEscola de Viena, com Schönberg, A.Berg e Webern, associada ao serialismo e ao atonalismo.
Como é amplamente conhecido, Beethoven, para além de concertos para piano e orquestra, concertos para violino e orquestra, quartetos de cordas, sonatas para piano e uma ópera, compôs 9 sinfonias, das quais a nona é provavelmente a sua obra musical mais conhecida.
Esta sinfonia é composta por 4 andamentos, sendo o último constituído por diversos géneros musicais, desde o coral até à fuga, tendo por base o sobejamente conhecido tema normalmente denominado como O Hino da Alegria. Muitas vezes, apenas se presta atenção a este último andamento, esquecendo um pouco os outros que, tal como este 3º andamento, Adagio molto e cantabile - andante moderato, são também belíssimos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó Flores, este texto está cheio de impresisões, tu afinal nã vês um boi de música clássica!
E quem disse isso foi um ex+ert em música.
O Luís Pereira da Sagres.